Publicado em 21 set 2021

A economia que vem do Sol

Redação

Dentre as diversas vantagens do uso do aquecedor solar, a que mais ganha destaque é a economia na conta de energia elétrica, pois ele vem para substituir o chuveiro elétrico, item que consome até 40% de toda energia usada na residência. Ao utilizar o aquecedor solar de água para tomar banho, além da economia de energia elétrica, ele aumentará o conforto de toda a família, proporcionando um controle fino da temperatura da água do seu banho. Envolve, ainda, a produção de energia limpa, não poluente; um investimento de aquisição e instalação que é menos de 2% da obra; gera uma economia média de 960 kWh/ano por metro quadrado de coletor; promove a valorização do imóvel; e gera empregos no Brasil.

Oscar de Mattos – 

Mais de um quarto da conta de luz residencial das famílias brasileiras refere-se ao chuveiro elétrico. Assim, substituí-lo representa significativa economia mensal, fator muito importante para o orçamento doméstico, em especial neste momento de redução da renda, desemprego e dificuldades provocadas pela pandemia, bem como de pressão sobre as tarifas de eletricidade em decorrência da crise hídrica.

A alternativa mais econômica, ambientalmente correta e capaz de proporcionar água quente com segurança e conforto é o aquecedor solar. Para instalar o novo equipamento, há, claro, um investimento inicial, cujo retorno financeiro é compensatório, em torno de dois a três anos.

Imaginem uma conta de energia elétrica mensal de cem reais. Deste total, 25 reais referem-se exclusivamente ao gasto com o chuveiro elétrico, fator que corrobora a pertinência de trocá-lo pelo calor que vem do Sol. É importante salientar que os coletores solares são completamente desconectados da rede elétrica, não gerando custos adicionais de medição.

Os aquecedores solares de água são cerca de quatro vezes mais eficientes do...

Artigo atualizado em 21/09/2021 11:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica