Publicado em 09 ago 2022

A conformidade de um sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis

Redação

A instalação dos componentes de um sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC), óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC), e ARLA 32 deve obedecer aos parâmetros normativos, pois os vazamentos de derivados de petróleo e outros combustíveis podem causar contaminação do lençol freático subterrâneo e superficial, do solo e do ar. Ou seja, toda instalação e sistema de armazenamento de combustível configura-se como empreendimento potencial poluidor e gerador de acidentes ambientais. Assim, no armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis, devem ser adotados métodos para detecção de vazamentos em sistemas de armazenamento de combustíveis subterrâneos, entre eles o monitoramento intersticial. O espaço intersticial é o espaço entre a parede interna (aço carbono) e a parede externa (termofixa) que permite o monitoramento da presença de líquidos, em um tanque de parede dupla. Por isso, existem os princípios gerais de projeto e os requisitos para execução da instalação dos componentes do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis, óleo lubrificante usado e contaminado, e ARLA 32.

Da Redação – 

Um fator importante, que requer uma análise antecipada, é o local onde serão instalados os tanques ou outros tipos de reservatórios, considerando que toda instalação e sistemas de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis configuram-se como empreendimentos potencialmente ou parcialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais. Os vazamentos de derivados de petróleo e outros combustíveis podem causar contaminação de corpos d’água subterrâneos e superficiais, do solo e do ar.

Além dos riscos de incêndio e explosões, decorrentes desses vazamentos, deve-se ressaltar que alguns desses estabelecimentos localizam-se em áreas densamente povoadas. Dessa forma, no processo de instalação, o tanque deve ser mantido no berço, conforme fornecido pelo fabricante, até a instalação na cava, e deve ser armazenado em local apropriado, sinalizado e apoiado sobre uma superfície plana, não podendo ser rolado ou impactado contra o solo ou qualquer outro objeto rígido.

O tanque deve ser içado pelas alças de içamento do costado, usando-se equipamento de guindar capaz de suportar uma carga mínima de u...

Artigo atualizado em 09/08/2022 05:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica