Publicado em 16 ago 2022

A incineração de resíduos sólidos perigosos deve cumprir a norma técnica

Redação

A incineração de resíduos sólidos é um processo de oxidação à alta temperatura que destrói ou reduz o volume ou recupera materiais ou substâncias e o incinerador é qualquer dispositivo, aparato, equipamento ou estrutura usado para a oxidação à alta temperatura que destrói ou reduz o volume ou recupera materiais ou substâncias. O teste de queima é experimental antes de o incinerador entrar em operação normal ou antes de se incinerar um resíduo não especificado na licença e onde se verifica o atendimento aos padrões de desempenho. Para o tratamento de resíduos perigosos, três tipos são mais utilizados: a combustão e incineração, as unidades de eliminação de terra e os poços de injeção subterrânea. Pode-se destacar o coprocessamento que é a destruição de resíduos e de passivos ambientais em fornos de cimento. Em relação a outras técnicas de queima é uma solução pró-sustentabilidade, uma vez que envolve o aproveitamento energético do resíduo ou seu uso como matéria prima na indústria cimenteira sem afetar a qualidade do produto final. O coprocessamento é uma técnica para destinação final de resíduos industriais, por meio de um processo de valorização, que consiste no reaproveitamento, reciclagem de resíduos industriais ou misturas de resíduos (materiais secundários), como substitutos parciais do combustível e/ou da matéria-prima (na etapa de clinquerização), necessários ao processo de produção de cimento. Assim, ao mesmo tempo em que acontece a produção de clínquer, estão sendo alimentados ao processo de clinquerização, em vias e taxas de alimentação pré-definidas, os resíduos pré-transformados em substitutos parciais de combustível e/ou matéria-prima, onde a parte orgânica deles é destruída termicamente, havendo o aproveitamento energético e a inorgânica inertizada, combinando com os elementos já existentes nas matérias-primas do cimento, não havendo geração de nenhum resíduo. Existem critérios normativos que fixam as condições exigíveis de desempenho do equipamento para incineração de resíduos sólidos perigosos, exceto aqueles assim classificados apenas por patogenicidade ou inflamabilidade.

Da Redação – 

A maioria dos processos industriais produz resíduos, alguns dos quais podem ser perigosos e prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente se não forem gerenciados adequadamente. Os resíduos perigosos são gerados na produção de cosméticos, detergentes, produtos farmacêuticos, tintas domésticas e produtos de limpeza, telefones, televisores, pesticidas, computadores, gasolina e até lâmpadas. Os resíduos perigosos podem ser líquidos, sólidos, gases contidos ou lodos. Eles são os subprodutos do processamento de fabricação ou produtos comerciais descartados, como fluidos de limpeza ou pesticidas.

Muitas empresas fizeram progressos significativos nos últimos anos para reduzir ou reciclar resíduos perigosos de seus processos. No entanto, apesar de seus melhores esforços, mais de 200 milhões de toneladas de resíduos perigosos são gerados a cada ano. Uma variedade de negócios gera resíduos perigosos, incluindo lavanderias, oficinas de automóveis, hospitais, exterminadores e fabricantes de produtos químicos.

No passado, os resíduos perigosos eram enviados para aterros sanitários regulares, resultando em grande...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica