A norma obrigatória para o recebimento dos revestimentos de pisos de linóleo
Redação
O linóleo é um revestimento que pode ser usado tanto em pisos, quanto em paredes. Esse revestimento é feito por uma mistura de óleo de linhaça, resinas naturais, pó de cortiça (ou serragem, em alguns casos), pó de calcário, tecido de juta e pigmentos. Também pode conter borrachas e plásticos. Ou seja, o linóleo é, basicamente, formado por produtos naturais e biodegradáveis. Com esse tipo de produção, o linóleo possui uma textura levemente emborrachada que o torna impermeável e, ao mesmo tempo, muito resistente e durável. o piso de linóleo foi sendo aperfeiçoado com o tempo. Inicialmente era um material mais frágil e quebradiço, mas atualmente ele pode ser encontrado em versões bem resistentes. Por isso ele pode ser usado em qualquer ambiente, exceto ambientes externos ou em banheiros, pois pode descolar do chão se tiver contato com água. Apenas alguns modelos específicos são resistentes a umidade. O piso de linóleo não risca nem quebra facilmente, por sua maleabilidade. Mas por esse mesmo motivo não é bom arrastar móveis sobre ele, para evitar que ele rasgue. Esse é o único ponto sensível do material em relação a resistência, mas que não interfere em nada no uso do dia a dia. Uma das principais vantagens do piso de linóleo é que ele é fácil de limpar, por não ter rejuntes. É um piso impermeável, ou seja, que não absorve o que cai sobre ele. Há requisitos normativos obrigatórios para o recebimento de mantas (rolos) e/ou placas dos revestimentos de pisos de linóleo bem como os requisitos geométricos, dimensionais, gerais e opcionais.
Da Redação –
O piso linóleo é um pavimento impermeável, levemente emborrachado, cujo o componente principal é o óleo de linhaça misturado com outros materiais como pedra moída. Isso quer dizer que ele é feito de componentes naturais e, ao mesmo tempo, biodegradáveis. Existe uma grande gama de qualidades, preços, texturas e cores. Eles são utilizados há mais de 100 anos, mas foram melhorando com o passar do tempo e sua resistência faz com que possa ser utilizado tanto no ambiente doméstico como no industrial.
O aglutinante de linóleo é uma massa semielástica constituída por uma mistura de óleo de linhaça e outros óleos secantes vegetais, resinas e óleos secantes catalisadores, obtida por um processo de cura por oxidação. Os revestimentos de pisos de linóleo podem ser em mantas (rolos) ou placas produzidas por calandragem em uma ou mais camadas, de uma mistura homogênea do aglutinante linóleo, cortiça ou serragem, pigmentos (camada de uso G) e enchimentos inorgânicos, possuindo em seu avesso uma trama estrutural de fibras de juta ou de fibras de poliéster, conforme figura abaixo.
...