Publicado em 04 set 2018

A execução de estruturas de concreto conforme as normas técnicas

Redação

Pode-se definir a execução de uma estrutura de concreto como todas as atividades desenvolvidas, ou seja, sistema de fôrmas, armaduras, concretagem, cura e outras, bem como as relativas à inspeção e documentação de como construído, incluindo a análise do controle de resistência do concreto

.

concreto3Da Redação –

A construção de uma estrutura de concreto necessita de um bom projeto estrutural que depende do cálculo estrutural e do seu detalhamento. O cálculo é a fase em que o projetista define as dimensões das peças, a resistência dos materiais e a quantidade de concreto e aço necessárias para resistir aos esforços. O detalhamento é o momento onde será colocada no papel, de maneira gráfica, o que foi calculado.

Assim como em qualquer obra, é importante a utilização de materiais de qualidade. Também é preciso tomar cuidado com o armazenamento dos materiais, principalmente cimento, areia, brita e aço. Qualquer material mal armazenado de maneira incorreta, perde as suas boas características.

O traço do concreto é a quantidade de cada material utilizada para alcançar uma determinada resistência. A falta de traço correto pode acarretar uma baixa resistência do concreto, e também pode causar desperdício caso utilize mais cimento do que precisa. Tudo isso deve ser feito de acordo com a norma técnica.

A ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica