Publicado em 25 set 2018

Varandas envidraçadas devem ser executadas de acordo com a norma técnica

Redação

Uma tendência que virou moda é o fechamento com vidros de sacadas e varandas de apartamentos, pois torna o ambiente mais aconchegante, reduz o barulho exterior, assim como preserva o espaço da chuva e poluição. Mas, para evitar riscos isso deve ser feito conforme a norma técnica.

mauricio

Mauricio Ferraz de Paiva

A primeira providência a ser tomada: antes de contratar o serviço é importante verificar com o condomínio sobre as normas do edifício para manter o padrão visual da construção. O cuidado mais essencial a ser tomado é com relação à segurança, pois há muitos perigos que envolvem materiais inadequados e mal colocados.

Atualmente o sistema mais utilizado é o europeu que proporciona a abertura total do vão e pode ser instalado em qualquer tipo de sacada: côncava, convexa, reta, em grau, etc. Nesse sistema, as folhas de vidro ficam alinhadas no trilho e, para abrir, precisam girar 90° e se recolher em um dos cantos. O vidro pode ir do piso ao teto ou começar a partir do guarda-corpo, dependendo da resistência da mureta original.



Os materiais variam dos mais simples aos mais sofisticados. Há sistemas em que cada vidro mede 90 cm de largura, o que faz com que a fachada fique mais limpa, sem tantas emend...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica