Publicado em 04 dez 2018

O ensaio de inflamabilidade para produtos acabados

Redação

Este método de ensaio permite verificar se, nas condições de ensaio definidas, um produto acabado exposto a uma fonte aquecida eletricamente dispõe de uma capacidade limitada para inflamar-se ou, se ele se inflamar, uma capacidade limitada para propagar a chama.

flamabilidade2Da Redação –

Conforme ressalta o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), os métodos de ensaio de inflamabilidade são uma classe de ensaio de reação ao fogo executados em materiais que não se associam diretamente a sistemas construtivos de qualquer natureza (edifícios, veículos, etc.). Podem ser aplicados em materiais poliméricos empregados em equipamentos eletroeletrônicos, isolantes elétricos sólidos, materiais plásticos empregados em equipamentos de modo geral, móveis estofados, colchões, cortinas etc.

Quando associados a equipamentos eletroeletrônicos, esses ensaios visam avaliar as condições de segurança intrínseca de equipamentos e dispositivos com potencial de constituírem uma fonte de incêndio. Os materiais ensaiados são submetidos a fontes de calor e chamas simulando os efeitos causados por falhas elétricas que resultem em elementos incandescentes, pequenos arcos elétricos, entre outros.



Quando aplicados a ma...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica