Publicado em 08 jan 2019

A apreciação de riscos em máquinas

Redação

Existem muitos riscos mecânicos oferecidos pelas partes móveis dos diferentes tipos de máquinas. O contato com as partes móveis das máquinas é considerado como fonte da maioria dos acidentes do trabalho. Assim, é importante diferentes medidas que podem ser usadas para reduzir os riscos.

máquina2Da Redação –

No mundo todo, todos os dias os trabalhadores estão expostos aos mais variados tipos de riscos em seus ambientes de trabalho e um deles, os mais comuns, é aquele que envolve máquinas e equipamentos. Ao manusear a máquina sem o equipamento de proteção correto e de forma errada, pode ocorrer uma série de ferimentos graves ou fatais, como amputações ou outros problemas.

A NBR ISO 12100 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto – Apreciação e redução de riscos especifica a terminologia básica, princípios e uma metodologia para obtenção da segurança em projetos de máquinas. Ela explicita princípios para apreciação e redução de riscos que auxiliam projetistas a alcançar tal objetivo. Estes princípios são baseados no conhecimento e experiência de projetos, uso, incidentes, acidentes e riscos associados a máquinas. (...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica