Publicado em 05 mar 2019

A qualidade normativa dos processos de usinagem

Redação

Chama-se de usinagem a um processo de fabricação em que se parte de uma peça bruta maior do que aquilo que se deseja produzir, da qual é removido material com auxílio de uma ferramenta de corte, produzindo-se cavaco e obtendo-se uma nova peça com as formas e dimensões desejadas. De um modo geral, as principais operações de usinagem podem ser classificadas em torneamento, aplainamento, fresamento, furação, brochamento e retificação.

usinagem2Da Redação –

A usinagem é a operação que confere à peça forma, dimensões ou acabamento superficial, ou ainda uma combinação destes, através da remoção de material sob a forma de cavaco que é uma porção de material da peça retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular.

O seu princípio é a remoção de material que ocorre através da interferência entre ferramenta e peça, sendo a ferramenta constituída de um material de dureza e resistência muito superior à do material da peça.

O estudo da usinagem é baseado na mecânica (cinemática, atrito e deformação), na termodinâmica (geração e propagação de calor) e nas propriedades dos materiais. Para se ter uma ideia da usinagem, pode-se dizer que 80% dos furos são realizados por usinagem, 100% dos processos de melhoria da qualidade superficial são feitos por usinagem, o comércio de máquinas ferramentas representa uma das grandes fatias da riqueza mundial, 70% das engrenagem para transmissão de potência incluem a usinagem, ela representa 90% dos componentes da indústria aeroespacial, 100% dos pinos médico-odontológicos, 70% das lentes de contatos extraoculares e 100% das lentes de contatos intraoculares.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica