Publicado em 12 mar 2019

A Vale em Brumadinho: a quem interessa a sustentabilidade das empresas?

Redação

A pergunta que fica é: como o assunto barragens de rejeitos foi considerado imaterial pelos stakeholders da Vale apenas dois anos após a tragédia de Mariana?

solange

Solange Garcia

solange2

Fabiano Guasti Lima

A tragédia em Brumadinho nos traz mais uma vez a reflexão sobre qual é o significado da tão propalada sustentabilidade corporativa. Em uma visão mais ampla, a sustentabilidade está ancorada em três pilares, lucro, pessoas, planeta (3P´s em inglês, profit, people, planet). Uma combinação mais equilibrada destes três pilares pode produzir empresas que se sustentam por um longo tempo, ou seja, que tenham lucro, reputação, credibilidade e crédito.

Teoricamente, as empresas sustentáveis são aquelas capazes de gerar lucro ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente e as pessoas seriam, assim, muito bem-vindas por toda a sociedade. Neste conceito, a prosperidade não se limita à sustentabilidade financeira mostrada nos números da contabilidade, contudo não podendo prescindir da mesma para sustentar uma vida saudável em todos os aspectos.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica