Publicado em 23 jul 2019

A Qualidade da medição da pressão arterial

Redação

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias. A medição desse parâmetro deve ser feita com precisão, pois um paciente erroneamente rotulado de hipertenso será induzido a seguir um tratamento desnecessário, enquanto pacientes hipertensos não diagnosticados podem estar sendo excluídos dos benefícios do tratamento. Deve-se ressaltar que a verificação anual do esfigmomanômetro é obrigatória, conforme determina regulamentos do governo. Ao adquirir um aparelho novo exija que ele contenha a marca de verificação inicial, que pode estar afixada no instrumento ou na embalagem. Importante: a verificação não é manutenção nem calibração.

arterial2Da Redação –

A pressão arterial é a força exercida pelo sangue sobre a parede do vaso, sofrendo mudanças contínuas durante todo o tempo dependendo das atividades, da posição do indivíduo e das situações. A pressão arterial tem por finalidade promover uma perfusão tissular adequada e com isso permitir as trocas metabólicas.



É a pressão exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias. Ela é afetada por fatores tais como problema cardíaco, distensão das artérias, volume, velocidade e a viscosidade do sangue. A pressão arterial manifesta-se como um fenômeno cíclico.

A pressão arterial máxima ocorre quando os ventrículos estão se contraindo, sendo chamada de pressão sistólica. A pressão arterial diastólica é a pressão mais baixa e ocorre quando os ventrículos estão em repouso. Geralmente a pressão arterial é expressa como uma relação entre a pressão sistólica e a pressão diastólica.
continuar lendo
Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica