Publicado em 17 set 2019

Os tanques soldados para petróleo

Redação

Os tanques de armazenamento são equipamentos estáticos de caldeiraria pesada, sujeitos à pressão próxima à atmosférica e, na maioria das vezes, destinados ao armazenamento de petróleo e seus derivados. Eles são, comumente, encontrados em refinarias, bases de distribuição, parques industriais, etc. Os tanques de armazenamento são uma divisão de vasos de armazenamento que não são pressurizados. Os vasos de armazenamento com pressões baixas são denominados tanques de baixa pressão e os de alta pressão são denominados vasos de pressão. Eles precisam cumprir, obrigatoriamente, os requisitos normativos em relação aos materiais, projetos, fabricação, montagens e testes de tanques de aço-carbono, soldados, cilíndricos, verticais, não enterados, com teto fixo ou flutuante.

tanque2Da Redação –

Os tanques de armazenamento podem ser projetados para armazenar uma ampla gama de volumes de produto. No Brasil, é usual projetar tanques de armazenamento com capacidades que vão de 100 barris (16 m³) até 700.000 barris (112.000 m³). O barril é uma unidade de medida de petróleo líquido (geralmente petróleo cru) igual a 158,987294928 litros no caso do barril estadunidense.



Quanto maior o volume armazenado, menor é o custo de armazenamento por barril. Isso faz com que o interesse pela construção de tanques cada vez maiores seja cada vez mais comum. Porém, há um limite para dimensionamento de um tanque de armazenamento. Isso se deve à pressão hidrostática que o fluido armazenado exerce na parede do tanque. Quanto maior a pressão, maior a espessura de costado requerida no projeto. Estas espessuras têm medidas padronizadas pelos fabricantes de chapa de aço-carbono. Assim, chegando a um limite para o dimensionamento do tanque de armazena...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica