Publicado em 26 nov 2019

Da estratégia ágil aos resultados

Redação

Uma estratégia ágil, adaptativa a volatilidade dos mercados, é um poderoso instrumento para a obtenção de vantagens temporárias em série em ambientes dinâmicos.

heitor

Heitor Coutinho

Entre muitas coisas, o sucesso dos negócios está relacionado com a capacidade de antecipação às mudanças no ambiente externo e à compreensão sobre prováveis disrupções em determinados setores, à competência de explorar oportunidades para a escolha de uma estratégia de resposta apropriada e única a essas mudanças e, finalmente, ao êxito na execução de estratégias. Nas próximas décadas, a capacidade de lidar com esses desafios será o fator determinante para a sobrevivência de muitas organizações.



Com um mundo se tornando cada vez mais dinâmico, complexo e incerto, há claras evidências de que os modelos de gestão utilizados até então precisam ser adaptados ou substituídos. Não se pode falar de planejamento de longo prazo perante alta imprevisibilidade, por exemplo. Nem tão pouco de vantagens competitivas sustentáveis sob a ótica do dinamismo.

Ou seja, a gestão empresarial está necessitando de um processo consider...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica