Publicado em 10 dez 2019

Avalie o desempenho ambiental de sua empresa

Redação

Se a empresa possui um programa de gestão ambiental de acordo com a NBR ISO 14001, o trabalho está longe de terminar. Agora a empresa precisa determinar se realmente ele funciona. Então, como isso pode ser realizado? Uma organização precisa avaliar seu desempenho ambiental em relação à sua política ambiental, o objetivos e metas ambientais e outros critérios de desempenho ambiental. A avaliação de desempenho ambiental é um processo e mecanismo interno que deve permitir a gestão contínua de informações confiáveis e verificáveis, a fim de determinar se o sistema de gestão ambiental atende aos critérios definidos pela gerência da organização. Deve-se utilizar os indicadores para coletar as informações e comparar o desempenho atual e o anterior com os critérios de desempenho ambiental estabelecidos pela própria organização. Conheça as diretrizes para o projeto e o uso da avaliação do desempenho ambiental (ADA) em uma organização.

ambiental2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Pode-se dizer que uma avaliação de desempenho ambiental funciona de verdade, sendo que ela deve ser incorporada às atividades diárias da organização. Ela deve se basear nos seus aspectos ambientais significativos, nos seus próprios critérios para avaliação do desempenho ambiental e nos requisitos das partes interessadas. Ao planejar a avaliação de desempenho ambiental, é necessário levar em consideração o espectro geral de suas atividades, produtos e serviços, além de outras coisas que criam o contexto da sua organização.

 



Os recursos financeiros, físicos e humanos necessários para gerenciar a avaliação devem ser fornecidos pela gerência. Dependendo da capacidade e recursos da organização, o seu escopo inicia pode ser limitado aos elementos de atividades, produtos ou serviços com a mais alta prioridade definida pela gerência. Com o tempo, o escopo inicial pode ser expandido para incluir o restante das atividades, produtos e serviços.

O esco...

Artigo atualizado em 04/05/2020 04:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica