Publicado em 21 Jul 2020

A Qualidade das linhas de costura

Redação

A costura tem por finalidade unir diferentes partes de uma confecção para a formação de uma peça confeccionada. Essa união pode ocorrer por meio de linha de costura, solda ou fusão ou colagem com resina. As formas de costura constituem a maneira de se posicionar as partes do tecido visando a união. Determina-se a forma mais adequada de costura em função da posição da costura na peça final, as forças de tracionamento que essa costura sofrerá no uso e o conforto que essa costura pode proporcionar ou não. Para a qualidade de uma costura, a linha que une os materiais tem uma grande importância. As principais características da linha para uma boa qualidade de costura são: uniformidade da espessura, resistência à tração e atrito, uniformidade na torção, bonderização, lubrificação e elasticidade. As fibras usuais em linhas de costura são: poliéster, poliamida (náilon), polipropileno, algodão, etc. Para bordados, adicionalmente pode-se ter linhas de viscose e seda. Essas fibras podem ser fibras cortadas, contínuas, monofilamentos, texturizadas, trilobais, etc. Há, ainda, as fibras mistas cortadas e as linhas almadas constituídas de filamentos sintéticos recobertos de fibras de algodão chamadas de corespun ou coreyarn. Para cada aplicação deve-se adequar a melhor linha para obter uma costura resistente. O número que indica a espessura da linha é denominado título e atualmente é expressa em tex, que representa quantas gramas correspondem a 1.000 m de linha, isto é, quanto maior o número do título maior será a espessura da linha. As linhas podem ter tratamentos especiais para melhor desempenho na costura. Existe um método para determinação do comprimento por suporte de linhas de costura de fio fiado (incluindo fio fiado almado e fio para bordado), obrigatoriamente vendidas em uma base de comprimento, baseando na retirada da linha até o esvaziamento completo do suporte.

Da Redação – 

A definição de costura é o ato, processo ou efeito de unir duas ou mais coisas, por meio de pontos feitos com linha, fio, etc. associados à agulha. Coser é um sinônimo para o ato de costurar. A costura é universal – praticamente todas as civilizações a praticam e sua história começa antes mesmo de existir a tecelagem. Costurar já era algo praticado no período paleolítica. Há relatos que as primeiras agulhas encontradas eram feitas de ossos. Provavelmente, peles de animais eram costuradas para servir como vestimenta e proteção. A tecelagem foi criada há somente mais ou menos 5.000 anos, muito depois do surgimento da arte de costurar.

Somente na revolução industrial é que a costura ganhou produção em massa; antes disso, a arte era feita somente por especialistas (alfaiates). A linha de costura é aquela utilizada para a fabricação de roupas ou para o reparo delas. Esse tipo de linha costuma estar disponível em diferentes cores e materiais e formada por fibras entrelaçadas. Ainda dentro desse conceito, tem-se outros tipos de linhas como a linha de tricô, linha de crochê, etc.

As máquinas de costura são classificadas pelos tipos de ponto que executam e pela forma de introduzir o material a ser costurado. Há máquinas de costura de base plana, máquinas de costura de base cilíndrica (que permitem a costura de peças tubulares) e máquinas de base vertical (que permitem a costura de peças convexas). As máquinas também são class...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica