Publicado em 03 Nov 2020

A manutenção das baterias chumbo-ácidas ventiladas em aplicações estacionárias

Redação

As baterias chumbo-ácido são recarregáveis de grande capacidade mais comuns. Eles são muito populares porque são confiáveis e baratos em uma base de custo por Watt. Existem poucas outras baterias que fornecem energia em massa tão barata quanto o ácido de chumbo, e isso torna a bateria econômica para automóveis, veículos elétricos, empilhadeiras, marítimas e fontes de alimentação ininterrupta (UPS). As baterias de chumbo-ácido são construídas com várias células individuais contendo camadas de placas de liga de chumbo imersas em uma solução eletrolítica, normalmente feita de ácido sulfúrico a 35% (H2SO4) e 65% de água. O chumbo puro (Pb) é muito mole e não se sustenta, então pequenas quantidades de outros metais são adicionadas para obter a resistência mecânica e melhorar as propriedades elétricas. Os aditivos mais comuns são antimônio (Sb), cálcio (Ca), estanho (Sn) e selênio (Se). Quando o ácido sulfúrico entra em contato com a placa de chumbo, uma reação química está ocorrendo e energia é produzida. Os usuários devem conhecer os procedimentos para manutenção das baterias chumbo-ácidas ventiladas em aplicações estacionárias.

Da Redação – 

As baterias chumbo-ácido são pesadas e menos duráveis do que os sistemas baseados em níquel (Ni) e lítio (Li) quando cicladas profundas ou descarregadas, usando a maior parte de sua capacidade. As baterias de chumbo-ácido têm uma vida útil moderada e a retenção de carga é melhor entre as baterias recarregáveis. Ela funciona bem em baixas temperaturas e é superior ao íon-lítio quando operando em condições abaixo de zero.

Esses produtos podem ser divididos em duas classes principais: baterias de chumbo-ácido ventiladas e baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula seladas ou não derramáveis. Foram as primeiras baterias recarregáveis para uso comercial e, apesar de seu desenvolvimento ser antigo, a química de chumbo continua a ser amplamente utilizada. Existem boas razões para sua popularidade, pois o ácido-chumbo é confiável e barato em uma base de custo por Watt. Existem poucas baterias que possam fornecer energia em massa tão barata quanto a de ácido-chumbo e isso torna a bateria econômica para automóveis, carros de golfe, empilhadeiras, marítimas e fontes de alimentação ininterrupta (UPS), etc.

A ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica