Publicado em 09 Feb 2021

Metrologia: as informações sobre sistemas de grandezas e de unidades

Redação

Os sistemas de grandezas e os sistemas de unidades podem ser tratados de muitas formas consistentes, porém diferentes. O tratamento a ser utilizado é só uma questão de convenção. Normalmente, a apresentação é aquela que serve de base para o Sistema Internacional de Unidades, o SI (do francês: Système international d’unités), adotado pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas, a CGPM (do francês: Conférence générale des poids et mesures). As grandezas e as relações entre elas são essencialmente infinitas em número e estão em constante evolução conforme novos campos da ciência e tecnologia são desenvolvidos. Assim, é impossível listar todas as grandezas e relações e, em vez disso, deve-se ter uma seleção das grandezas mais comumente utilizadas e das relações entre elas. A maioria das unidades utilizadas para expressar valores de grandezas de interesse foi desenvolvida e utilizada muito antes do desenvolvimento do conceito de um sistema de grandezas. Entretanto, as relações entre as grandezas, que são simplesmente as equações das ciências físicas, são importantes, pois em qualquer sistema de unidades as relações entre as unidades desempenham um papel importante e são desenvolvidas a partir das relações entre as grandezas correspondentes. Um sistema de unidades é desenvolvido definindo-se, inicialmente, um conjunto de unidades de base para um pequeno conjunto de grandezas de base correspondentes e, em seguida, definindo-se as unidades derivadas como produtos de potências das unidades de base correspondentes às relações que definem as grandezas derivadas em função das grandezas de base. Existem sete grandezas de base e sete unidades de base. As grandezas de base são: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa. As unidades de base correspondentes são, respectivamente: metro, quilograma, segundo, ampere, kelvin, mol e candela. As definições destas unidades de base, e suas realizações práticas, constituem o coração do SI e estão sob a responsabilidade dos Comitês Consultivos do Comitê Internacional de Pesos e Medidas, CIPM (do francês: Comité international des poids et mesures). As definições atuais das unidades de base e as recomendações para suas realizações práticas são apresentadas na publicação do SI, editada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas, o BIPM (do francês: Bureau international des poids et mesures), onde pode ser obtida. Notar que, em contraste com as unidades de base, as quais possuem uma definição específica, as grandezas de base são simplesmente escolhidas por convenção e nenhuma tentativa é feita para defini-las de outra forma além da operacional. Dessa forma, é importante conhecer as informações gerais e as definições sobre grandezas, sistemas de grandezas, unidades, símbolos das grandezas, símbolos das unidades e sistemas coerentes de unidades, especialmente o Sistema Internacional de Grandezas, ISQ, e o Sistema Internacional de Unidades, SI.

Quando se vai ao sacolão da esquina, quase tudo o que se comprar será ou estará na embalagem medido. E como saber se as medições estão sendo realizadas corretamente? Quem garante que o pacote de arroz de 5 kg tem cinco quilogramas? Quem controla a qualidade das medições realizadas pelas balanças, taxímetros, bombas medidoras de combustível e tantos outros instrumentos usados para medir os produtos que são consumidos? As medições que envolvem transações comerciais, bem como aquelas que envolvem a saúde e a segurança dos cidadãos, são reguladas pela metrologia legal.

Nesse sentido, ela é um conjunto de normas e regulamentos técnicos que devem ser obedecidos compulsoriamente (adoção obrigatória) por todos aqueles que comercializam produtos ou serviços mediante algum tipo de medição, ou que fabricam instrumentos de medição voltados para esse fim, sob pena de sofrerem algum tipo de sanção administrativa.

Importante é saber que medir é uma atividade mais corriqueira do que parece. Ao olhar no relógio, vê-se no mostrador o resultado de uma medição de tempo. Ao se medir a pressão arterial no médico ou na farmácia, comprar um quilograma de carne no aç...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica