Publicado em 20 set 2022

Como capacitar os funcionários a tomar decisões e resolver os problemas

Redação

A pessoa mais próxima do problema é a que tem a melhor chance de resolver o problema. Infelizmente, como líder, pode-se pensar que sabe o que é melhor. Talvez pode-se ficar se não souber a resposta. Por que não colocar o chapéu do treinador e deixar os trabalhadores da linha de frente serem os especialistas? Enquanto se facilita, orienta e faz perguntas sem pressão, eles podem aprender a pesquisar e resolver problemas e ser responsáveis pelos resultados.

Luciana Paulise – 

Fujio Cho, presidente da Toyota Motor Co., costumava dizer: vá ver, pergunte por quê, mostre respeito (1). Como profissional de qualidade, esta citação pode ser familiar para você. Mas como você está entendendo a conversa?

Como um líder experiente, um consultor externo ou um especialista em assuntos de qualidade, você provavelmente está acostumado a dizer aos funcionários o que fazer e como fazer, resolver problemas e exigir resultados. Embora isso não soe como algo do tipo vá ver, pergunte por que e mostre respeito, não é sua culpa. Isso é o que geralmente se espera dos líderes.

Os funcionários estão acostumados a ficar quietos e receber instruções. Até parece a coisa certa a fazer – pergunte ao especialista. Ainda assim, os líderes japoneses foram inteligentes e, conforme instruído por W. Edwards Deming na década de 1950, perceberam que há muito mais valor em prestar atenção, fazer perguntas e ser observadores do que falar, ensinar e exigir.

Com o tempo, novas gerações e eventos globais, como a pandemia, provaram que eles estavam corretos. Os funcionários estão pedindo mais oportunidades ...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:34.

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