Publicado em 04 abr 2023

Os escorregamentos de encostas no litoral norte de São Paulo

Redação

Esse é um problema recorrente, pois os escorregamentos são movimentos de massa recorrentes em regiões montanhosas e escarpadas e sua ocorrência está condicionada aos fatores topográficos, geomorfológicos (declividade, altimetria e forma de encosta), geológicos (falhas, foliações, xistosidade) e ambientais (densidade de ocupação, drenagem natural, vegetação, clima). Essa região da Serra do Mar, no contexto brasileiro, é identificada como uma das áreas mais suscetíveis a escorregamentos no país. A suscetibilidade é a predisposição de uma área à ocorrência de um determinado fenômeno, independentemente do poder de destruição e de seu período de recorrência.

Paulo Afonso C. Luz – 

Os escorregamentos de encostas naturais, ocorridos nos dias 18 e 19 de fevereiro, no litoral norte do estado de São Paulo, particularmente no município de São Sebastião e nas Rodovias Rio/Santos (SP-55) e Mogi/Bertioga (SP-98), que estão com alguns trechos ainda interrompidos, nos remete a uma preocupação importante: até quando esse tipo de acidente irá causar tragédias, com inúmeras vítimas fatais? Até o momento existem 48 vidas perdidas já confirmadas e 38 pessoas desaparecidas. A estes dados lamentáveis deve-se acrescentar as centenas de famílias que estão desabrigadas (temporário) ou mesmo desalojadas (permanente), num total de cerca de 2.500 pessoas, somente nessa região.

 Um ponto importante a ser observado é que, no litoral norte paulista ocorreu, entre os dias da tragédia, a chuva de maior intensidade já registrada no Brasil, desde que tais números passaram a ser oficialmente medidos: choveu um total de 630 mm em 24 horas, um valor gigantesco. Mas também é importante frisar que historicamente, mesmo com a ocorrência de chuvas menos fortes, mas de intensidade ainda elevada, algo um pouc...

Artigo atualizado em 04/04/2023 05:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica