Publicado em 18 abr 2023

As medidas ergonômicas para a avaliação de posturas estáticas de trabalho

Redação

No esforço muscular conforme a fisiologia do trabalho, há o trabalho rítmico de contração-tensionamento e extensão/afrouxamento (trabalho muscular dinâmico) e o trabalho postural onde se trabalha com um estado de concentração prolongada da musculatura, manutenção da postura (trabalho muscular estático). O trabalho dinâmico pode ser definido como o produto do encurtamento dos músculos e a força desenvolvida (altura que é levantada x peso = trabalho), já o estático como sendo um estado de alta tensão, produzindo uma força durante longo tempo. A tarefa de martelar, serrar, girar o volante, caminhar são exemplos de trabalho dinâmico onde o mesmo permite contrações e relaxamentos alternados dos músculos. Muitas vezes a atividade efetuada pode caracterizar-se como trabalho estático e o dinâmico, porem o trabalho estático ocorre em praticamente todo tipo de trabalho. Existem recomendações ergonômicas normativas para diferentes   tarefas de trabalho, sendo que o usuário pode obter informações para aqueles envolvidos no projeto, ou reprojeto, do trabalho, tarefas e produtos que estejam familiarizados com os conceitos básicos de ergonomia, em geral, e de posturas de trabalho, em particular.

Da Redação – 

O trabalho estático é aquele que para manter determinada posição exige contratação contínua dos músculos. Exemplos são os músculos dorsais e das pernas para manter a posição de pé e músculos dos ombros e pés para manter a cabeça inclinada para frente. As situações onde pode ocorrer o trabalho estático são de levantar o carregar o peso, por um longo período ficar de pé, manutenções e consertos onde exige braços esticados na horizontal, movimentação do tronco para frente ou para os lados, acionando o pedal com uma perna enquanto a outra está com o peso do corpo e trabalho estático com os braços.

O trabalho estático consome mais energia, as frequências cardíacas são maiores e os períodos de restabelecimento são mais longos e, dependendo da intensidade da lesão a mesma pode ser reversível ou irreversível. Há dores musculares e nos tendões com curta duração onde a mesma é eliminada quando ocorre o término do trabalho e também as queixas que não desaparecem mesmo após o término do trabalho, onde as mesmas geralmente ocorrem em pessoas mais velhas que executam a mesma função em uma máquina, estas dores permanentes...

Artigo atualizado em 19/04/2023 09:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica