Publicado em 20 fev 2024

As métricas incorretas podem potencializar o recall de alimentos

Redação

Os erros nos processos de validação dos produtos podem camuflar contaminação, comprometendo os materiais e o bem estar do consumidor. A qualidade e o controle de um processo devem ser sempre assegurados por meio de uma operação de medição assertiva, de qualidade e segura.

Neville Fusco – 

Soda cáustica no suco de soja, ureia no leite de caixinha, pelos de roedor no molho de tomate. A contaminação de alimentos é uma séria questão de saúde pública. Com tantas possibilidades e uma recorrência alarmante, as doenças transmitidas por alimentos (DTA) já chegam a 250 tipos, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assim, o recall causa um impacto econômico e moral significativo: o custo médio para uma empresa de alimentos é de U$ 10 milhões em despesas diretas, somando-se aos prejuízos à reputação e às vendas, conforme indicado por estudo realizado pelo Food Marketing Institute e pela Grocery Manufacturers Association. Dessa forma, a qualidade e o controle de um processo devem ser sempre assegurados por meio de uma operação de medição assertiva, de qualidade e segura.

Dentro da metrologia legal, relacionada ao Inmetro, temos os aspectos das medições de volume e massa, garantindo que um litro seja realmente um litro e que um quilo seja, de fato, um quilo, por exemplo. E isso é só o começo.

Para garantir uma medição precisa e a entrega adequada ao consumidor, ...

Artigo atualizado em 20/02/2024 03:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica