Publicado em 06 nov 2018

Chuveiro e lava olhos: equipamentos indispensáveis em qualquer laboratório

Redação

Para uso em laboratórios com manuseio de produtos químicos, oficinas ou áreas de manuseio de produtos químicos através de tubulações e seus acessórios ou onde houver risco maior de queimaduras por calor, estes equipamentos são indispensáveis em qualquer laboratório, pois em caso de contato com algum contaminante, o chuveiro em conjunto com o lava olhos previne danos sérios ao operador.

chuveiro2Da Redação –

Esses equipamentos de proteção coletiva são imprescindíveis a todos os laboratórios ou em locais onde se manuseia produtos químicos. São destinados a eliminar ou minimizar os danos causados por acidentes nos olhos e/ou face e em qualquer parte do corpo.

O lava-olhos é formado por dois pequenos chuveiros de média pressão, acoplados a uma bacia de aço inox, cujo ângulo permita o direcionamento correto do jato de água na face e olhos. Este equipamento poderá estar acoplado ao chuveiro de emergência ou ser do tipo frasco de lavagem ocular.

O chuveiro de emergência deverá ter aproximadamente 30 cm de diâmetro, seu acionamento deverá ser através de alavancas acionadas pelas mãos, cotovelos ou joelhos. Sua instalação deverá ser em local de fácil acesso para toda a equipe técnica.

Ichuveiro3

A manutenção destes equipamentos deverá ser constante, obedecendo uma periodicidade de limpeza semanal. Devem ser instalados em locais estratégicos para permitir fácil e rápido acesso de qual...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica