Publicado em 16 jul 2019

A classificação dos equipamentos de proteção respiratória

Redação

Os equipamentos de proteção respiratória representam um tipo particular de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e são usados para proteger o usuário individual contra a inalação de substâncias perigosas no ar do local de trabalho. Eles devem ser usados somente quando o controle adequado da exposição não puder ser alcançado por outros meios, em outras palavras, como último recurso dentro da hierarquia das medidas de controle: eliminação, substituição, controles de engenharia, controles administrativos, etc. Os empregadores são obrigados a, em primeiro lugar, tentar eliminar o risco na fonte e o equipamentos devem ser utilizado somente após todas as outras medidas de controle razoavelmente praticáveis terem sido tomadas.

O problema do EPI é que ele é considerado um último recurso porque protege apenas trabalhadores individuais, está sujeito a falhas ou uso indevido, como o uso errado para o trabalho, e os funcionários que o usam podem ter uma falsa sensação de segurança.

respiratória2Da Redação –

O uso de equipamento de proteção respiratória é uma maneira de proteger as vias respiratórias do usuário contra as adversidades causadas no ambiente de trabalho. Em ambientes hospitalares, laboratórios de saúde, o uso de equipamento de proteção respiratória visa proteger contra bactérias. As máscaras cirúrgicas são recomendadas quando o paciente está em isolamento e seu uso é descartável para evitar problemas de contaminação.



O uso de equipamento de proteção respiratória funcionam como filtros para que o ar inalado seja livre de poeiras e gases tóxicos. Dependendo do ambiente que o profissional será exposto, o equipamento de proteç...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica