Publicado em 15 out 2019

A normalização para os semáforos eletrônicos

Redação

O semáforo é um aparelho eletrônico com luzes destinado a dar informações aos motoristas. Como regra geral, o semáforo se encontra situado no cruzamento de algumas ruas e tem como objetivo indicar o momento de circulação, quando não se pode passar e a hora de transição em uma ou outra circunstância. No caso de sua normalização para os eletrônicos, busca-se estabelecer os requisitos técnicos e funcionais para efeito de fornecimento de controladores semafóricos eletrônicos.

semáforo2Da Redação –

Como sinal visual de informação, o semáforo é aplicado da mesma forma em outros contextos de circulação, por exemplo, para indicar que dentro de um estacionamento é permitida ou não a entrada de veículos, assim como participa do controle das ferrovias. Quando o automóvel se popularizou em todo mundo se tornou necessária a introdução de um sistema de controle de circulação com um semáforo igual os existentes na atualidade. Para o trânsito de automóveis, Detroit nos USA foi a primeira cidade a implantar o sistema de três luzes na década de 1920.



O conceito semáforo não tem mudado substancialmente em quase 100 anos de existência. Entretanto, este dispositivo não era útil para favorecer a circulação de pedestres cegos. A partir de 1980 começou a funcionar os semáforos adaptados aos cegos. Sua aparência era exatamente a mesma de que qualquer outro. Foi introduzido também um dispositivo que era acionado pela pessoa cega, de modo que ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica