Publicado em 01 Dec 2020

A cultura de gestão em QSMS

Redação

Atualmente, o desafio é criar resultados verdadeiramente sustentáveis e por isso a gestão da qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente e saúde ocupacional (QSMS) necessita de um plano bem desenvolvido para apresentar bons resultados.

 

Luiz Otávio Goi Jr. – 

A cultura de gestão em QSMS vem sendo motivo de estudo, discussão e tratativa já a bastante tempo, porém ainda são poucos os casos em que vemos metodologias definidas para desenvolver essas culturas de uma forma sustentável. As empresas, que têm um plano bem desenvolvido para estes sistemas de gestão, costumam apresentar bons resultados, porém assim que colocados em modo automático no dia a dia, grandes problemas começam a surgir, necessitando reiniciar o processo todo com uma certa frequência.

Essa condição apresentada, costuma ter inúmeros motivos, porém escolhi os mais comuns e que são responsáveis pela maioria das situações de perda da cultura de gestão para comentar a diante, e ainda seguidos de sugestões para mitiga-los ou saná-los por completo.

- Os sistemas de gestão não fazem parte da estratégia - O erro cometido de forma mais comum, quanto à cultura dos sistemas de gestão, acontece quando estes não fazem parte da principal estratégia da empresa. A estratégia empresarial precisa estar muito focada em atender os anseios ligados a estes sistemas e sua política, missão, visão e valores ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica