O que a transformação digital pode fazer atualmente?
Redação
Existe uma lacuna na agenda das corporações que está sendo ocupada por um conceito de transformação digital, que é amplo e muito focado para a reinvenção dos negócios, enquanto a operação pode estar perdendo uma imensa oportunidade de capturar benefícios com o ajuste dos processos e o foco na empresa autônoma. Diante deste contexto, as empresas devem pensar na inovação não apenas reinventando e buscando o novo, mas também melhorando o que existe, buscando uma integração homem versus máquina que construa melhores processos e impacte, inclusive, a vida das pessoas. Nesse sentido, a empresa autônoma e inteligente deixa de ser sonho distante, custoso e que demanda muito esforço para ser implementada. Pelo contrário, esta agenda é incremental, ágil, evolutiva e está disponível para hoje.
Fausto Motter –
A maior prova da teoria da história cíclica são os jargões e hypes que nascem para justificar movimentos corporativos, porém, ao final de um período, se esgotam neles mesmos, somem, como que por mágica, para serem substituídos por outros termos sempre mais inovadores e, agora, mais disruptivos. A inovação tem várias faces, partindo da criação ou da melhoria de um produto ou serviço.
O mundo seguirá consumindo aço, minério, cimento e as indústrias de transformação seguirão relevantes. Neste contexto, o desafio é encontrar as oportunidades de melhoria aderentes em uma agenda de transformação digital.
Diferente dos hypes anteriores, este não passa por implementar uma tecnologia nova, mas, de forma multidisciplinar, construir uma identidade de negócio e um método que, junto à tecnologia, consiga melhorar ou reinventar alguma coisa já existente. Não estamos falando de uma ferramenta ou de um caminho único, e não faz sentido falar de agenda futura sem colocar a...