Publicado em 08 Jun 2021

As emissões de CO2 e seus efeitos no clima da Terra

Redação

Muito em moda atualmente, as discussões sobre as emissões de CO2, muitas vezes, seguem um padrão de debates sem base científica e mais emocional. A quantidade de CO2 na atmosfera atingiu níveis recordes em 2020, atingindo 417 partes por milhão. A última vez que os níveis de CO2 excederam 400 partes por milhão foi há cerca de quatro milhões de anos, durante o Plioceno, quando as temperaturas globais eram 2 a 4°C mais altas e os níveis do mar estavam 10 a 25 m mais altos do que agora. Foram emitidos 100 ppm de CO2 na atmosfera nos últimos 60 anos. Isso é 100 vezes mais rápido do que aumentos naturais anteriores, como os que ocorreram no final da última era do gelo, há mais de 10.000 anos. Se houver a continuação desse processo, pode-se entrar no pior cenário possível até o final deste século, sendo que os níveis de CO2 serão 800 ppm. Não se tem isso há 55 milhões de anos, porém não havia gelo no planeta naquela época e estava 12ºC mais quente.

Da Redação – 

Ao capturar o calor do sol, os gases de efeito estufa mantiveram o clima da Terra habitável para os humanos e milhões de outras espécies. Mas esses gases estão agora fora de equilíbrio e ameaçam mudar drasticamente quais seres vivos podem sobreviver neste planeta - e onde.

Os níveis atmosféricos de dióxido de carbono - o gás de efeito estufa mais perigoso e predominante - estão nos níveis mais altos já registrados. Os níveis de gases do efeito estufa são tão altos principalmente porque os humanos os liberaram no ar por meio da queima de combustíveis fósseis.

Os gases absorvem a energia solar e mantêm o calor próximo à superfície da Terra, em vez de deixá-lo escapar para o espaço. Essa retenção de calor é conhecida como efeito estufa. Os principais gases de efeito estufa e fontes incluem o dióxido de carbono (CO2): é o principal gás de efeito estufa, responsável por cerca de três quartos das emissões.

Ele pode permanecer na atmosfera por milhares de anos. Em 2018, os níveis de dióxido de carbono atingiram 411 partes por milhão no Observatório da Linha de Base Atmosférica de Mauna Loa, no Havaí, a...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica