Publicado em 03 mai 2022

A Qualidade dos filtros destinados à observação direta do Sol

Redação

A observação do sol, mesmo com o auxílio de aparelhos óticos, causa graves riscos para a visão humana se os procedimentos de segurança corretos não forem acautelados. Uma má utilização dos filtros solares ou de aparelhos de observação, assim como a observação direta, podem causar cegueira instantânea ou gradual sem regressão. A utilização de filtros solares para proteção dos olhos (filtros oculares) ou de equipamentos adequados para observação dos eclipses solares, é absolutamente imperiosa. Estes filtros especializados reduzem drasticamente toda a radiação solar: ultravioleta. Só através deles se poderá observar um disco solar luminoso bem definido, porém, não deve fazer uma observação continuada do sol mesmo usando os filtros solares. As características físicas destes filtros traduzem-se por uma transmitância inferior a 0,003% na banda visível e inferior a 0,5% no IV próximo. Se usar óculos deve colocar os filtros solares oculares antes deles e não esforce a vista. Não tendo os meios adequados é preferível desistir da observação direta e recorrer à observação por projeção, que aumenta a imagem e proporciona uma visão segura e confortável. Pode-se, ainda, fazer a observação através dum telescópio equipado com filtro objetivo solar adequado (transmitância inferior a 0,003% na banda visível e inferior a 0,5% no IV próximo). O olho humano tem cerca de 3 cm de diâmetro, e a pupila tem menos de 1 cm, por isso o olho capta muito pouca energia. Por outro lado, o Sol emite uma quantidade astronómica de energia. Qual destas será mais relevante? O Sol emite à volta de 64 milhões W/m² (Watt por metro quadrado), mas como emite em todas as direções, a quantidade que chega à Terra é pouco menos de 1400 W/m², quantidade que é designada por constante solar. Quando olhamos diretamente para o Sol, o olho capta cerca de 4 mW. Esta energia é distribuída por todo o espectro eletromagnético solar, e algumas frequências são mais perigosas que outras. Os Infravermelhos aquecem ligeiramente a retina (a zona do olho onde a luz é focada), o que pode provocar artifícios visuais ou mesmo danos ao olho, entre cegueira temporária ou permanente, dependendo do tempo de observação direta do Sol. Estes danos são provocados por danos na retina, semelhantes a queimaduras solares. Deve-se conhecer todos os produtos não focais (de potência plana) destinados à observação direta do Sol, como a visualização do eclipse solar. Informações sobre o uso de filtros para observação direta do Sol.

Da Redação – 

Pode-se afirmar que o método mais seguro e mais barato de se proteger é por projeção. Um orifício ou pequena abertura pode ser usado para formar uma imagem do Sol em uma tela colocada a aproximadamente 1 m atrás da abertura. Múltiplas aberturas em uma tábua de cortar, um chapéu de palha de tecido frouxo ou até mesmo dedos entrelaçados podem ser usados para moldar um padrão de imagens solares em uma tela.

Um efeito semelhante é visto no solo abaixo de uma árvore de folhas largas, onde os vários furos estenopeicos formados por folhas sobrepostas criam centenas de imagens em forma de crescente. Binóculos ou pequenos telescópios montados em um tripé também podem ser usados para projetar uma imagem ampliada do Sol em um cartão branco.

Todos estes métodos podem ser usados para fornecer uma visão segura das fases parciais de um eclipse a um grupo de observadores, mas se deve ter cuidado para garantir que ninguém olhe através do dispositivo. A principal vantagem dos métodos de projeção é que ninguém está olhando diretamente para o Sol.

A desvantagem do método do furo estenopeico é que a tela deve ser co...

Artigo atualizado em 24/06/2022 05:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica