Publicado em 11 jun 2024

A iluminação das vias de domínio público e privado

Redação

A iluminação pública é um serviço público, de responsabilidade do poder público municipal ou distrital, ou daquele que receber essa delegação, com o objetivo de iluminar: as vias públicas destinadas ao trânsito de pessoas ou veículos, como ruas, avenidas, logradouros, caminhos, passagens, passarelas, túneis, estradas e rodovias; e os bens públicos destinados ao uso comum do povo, como abrigos de usuários de transportes coletivos, praças, parques e jardins, ainda que o uso esteja sujeito a condições estabelecidas pela administração, inclusive o cercamento, a restrição de horários e a cobrança. A iluminação de vias públicas tem vital importância, quando o assunto é eficiência energética, pois um bom resultado de um trabalho neste campo deve ser um balanço, um equilíbrio entre critérios técnicos e estéticos, considerando-se as peculiaridades de cada região. Existem três grupos de critérios para balizar o projeto de iluminação viária: aquele com base no conceito de iluminância; o conceito de luminância e o projeto com base em visibilidade. Há requisitos mínimos para a iluminação de vias de domínio público e privado, de forma a propiciar segurança aos tráfegos de pedestres e veículos.

Da Redação – 

Um princípio de uma boa iluminação de locais públicos é a especial atenção que deve ser dada para a iluminação das faixas ou passagens de pedestres não situadas em interseção de vias, para as quais deve ser adotado um valor de iluminância vertical média igual ou superior a 20 lux, medido a 1,5 m de altura da superfície da via. Recomenda-se que a iluminância horizontal média da passagem ou faixa de pedestres seja superior à iluminância média da via, multiplicada por 1,75. Um valor de iluminância vertical média = 30 lux pode ser necessário para as passagens ou faixas de pedestres quando: existir a possibilidade de ofuscamento causado pelo brilho dos faróis dos veículos transitando em sentidos opostos; a faixa de pedestres estiver localizada em uma área com altos níveis de luminância ambiente; e a passagem ou faixa de pedestres estiver localizada em um cruzamento iluminado.

Antes de efetuar o cálculo do número de pontos para uma malha de projeto e/ou medição (linha e colunas de pontos) para uma praça e demais áreas abertas, deve ser determinada uma superfície de cálculo. Em uma praça, na maioria dos casos, a á...

Artigo atualizado em 11/06/2024 03:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica