Publicado em 15 abr 2025

A diferença das metas ambiciosas para as metas preguiçosas

Redação

Uma meta que considero preguiçosa é aquela que temos praticamente 90% de certeza que iremos atingir, não importa o caminho ou as ferramentas, mas insistimos em definir para que possamos dar um check no final do ano e falar que foi cumprida. Esse comportamento não deve mais ser adotado pelas empresas, pois passa aquela falsa impressão de desafio cumprido, quando na verdade, não houve desafio algum.

Pedro Signorelli – 

Acredito e defendo fervorosamente que para conseguirmos atingir os nossos objetivos, tanto na vida pessoal quanto na profissional, precisamos aprender a traçar metas. Sei que o que eu estou falando pode parecer simples, porém, muitas pessoas pensam que definir uma meta é apenas escrever o que se deseja alcançar em um papel e pronto, está feito, mas não desconfiam de que se trata de um processo mais complexo.

Por exemplo, no ambiente de trabalho, quando traçamos uma meta para o time, que deve ser cumprida até determinado período, precisamos descobrir e mapear quais serão os caminhos que utilizaremos para conseguir cumpri-la. E para isso, temos que saber o grau de dificuldade e se nós - ao lado do time - possuímos as ferramentas necessárias para colocar a teoria em prática.

No entanto, para mim, o problema está justamente quando atingimos as metas de forma fácil ou rápida demais. Você deve estar se perguntando: mas isso não é algo positivo?

Nem sempre. Em alguns casos, pode demonstrar empenho dos colaboradores para chegar no resultado esperado, mas em outros, ter atingido a me...

Artigo atualizado em 15/04/2025 11:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica